quinta-feira, 26 de abril de 2012

11 meses de vida...

11º mês
O seu bebé tem 11 meses de idade e está a iniciar o 12.º mês de vida. Em breve estará a comemorar o seu primeiro aniversário. Já! Este é o mês em que o bebé começa a caminhar verdadeiramente a sério (na grande maioria dos casos, com a ajuda dos adultos).
É também o período durante o qual as mais recentes aquisições físicas, emocionais e intelectuais são confirmadas e aperfeiçoadas.


O desenvolvimento físico do bebé. Ele anda por todo o lado, com uma determinação cada vez maior, de joelhos ou de gatas. Quanto mais o encorajar, mais ele vai gostar de se mexer.
Com a sua ajuda, ele já consegue manter-se de pé e dar alguns passos ou talvez o consiga fazer encostado a uma parede a uma peça de mobiliário.
Ele concentra-se muito para apanhar objectos verdadeiramente pequenos entre o polegar e o indicador, como o grão de arroz que caiu do prato ou uma pedrinha que descobre a meio do caminho… tenha cuidado para não ir tudo directamente para a boca…


As suas actividades diárias.  Ele adora juntar as diferentes peças de um objecto para criar um único objecto grande.
Ele diverte-se muito a pôr coisas na cabeça ou a deitar os brinquedos para o mais longe possível. Tenha cuidado com as coisas que se partem… tudo o que seja frágil tem de ser mantido fora do alcance dele…
Em termos gerais, o bebé continua a precisar de duas pequenas sestas durante o dia: uma mais pequena de manhã e uma ligeiramente mais longa de tarde. Mas, caso ele se recuse a dormir, não se preocupe com isso, porque a verdade é que alguns bebés apenas precisam de dormir menos do que outros. Deixe-o a palrar na cama, ele vai ter todo o repouso de que precisa.


Mais e mais sociável. Ele adora participar, mostrar a sua presença e ser útil.
Ele é perfeitamente capaz de encontrar e levar-lhe o conjunto de chaves de que você andava desesperadamente à procura, sobretudo se foi ele quem se "esqueceu" delas atrás da porta.
Ele está agora ciente de objectos que deixa de ver e a sua memória visual é muito boa. Já consegue diferenciar entre o que está "aqui" e o que "deixa de estar aqui".
Está a familiarizar-se com noções abstractas como cima/baixo, sólido/líquido, recipiente/conteúdo.


As capacidades alimentares do bebé. Ao aproximar-se do seu primeiro aniversário, o seu bebé está a tornar-se cada vez mais sociável e a descobrir as alegrias de comer em família. Contudo, as suas necessidades nutricionais não são comparáveis, de forma alguma, com as dos que o rodeiam.
by:http://www.nestlebaby.com/pt/baby_development/what_to_expect/by_month/curve_step3.htm

Sem comentários: